pages

terça-feira, 22 de março de 2011

Conteúdo do 7º Ano B - Vespertino

Território - É o espaço físico.
Na política, é o espaço nacional controlado pelo Estado-Nação.
NAÇÃO - É o agrupamento de pessoas que vivem em um território, tendo leis e governo próprios.
POVO - É o conjunto de pessoas que se identificam pela língua, costumes tradições e histórias comuns.
GRUPOS LINGUÍSTICOS - São conjuntos de indivíduos que falam línguas com raízes comuns.
RAÇAS - São populações que habitam em áreas mais ou menos isoladas e que diferem das outras espécies pela frequência de características hereditárias. só há 3 raças, a branca, a negra e a amarela( grupo étnico) 
Qual a diferença entre Nação e Estado?
O conceito de nação está ligado à idéia de povo que possui uma identidade histórico cultural e que habita um determinado território, ainda que não exerça soberania sobre ele. Já o conceito de Estado refere-se a uma nação politicamente organizada, isto é, com um governo soberano reconhecido internacionalmente.
O que caracteriza um Estado soberano? Território nacional é a parte do espaço terrestre sobre a qual um determinado povo exerce soberania, organizando-o de acordo com suas necessidades e interesses.
Fronteiras: Delimitam ou separam os lugares, os territórios e as paisagens e podem ter um significado mais amplo do que simples linhas de separação entre países.
A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo, dois países, dois estados, dois municípios.
As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física.
Fronteiras naturais
São fronteiras que demarcam o limite de países e que são pontos naturais ou acidentes geográficos como o Rio Uruguai que separa o Uruguai, Argentina e o Brasil;
Fronteiras econômicas
São os países que tem poderes econômicos sobre os demais países; exemplo: os Estados Unidos que lidera em todas as Américas;
Fronteiras Políticas são as fronteiras que são demarcadas politicamente e que não estão assim separadas legalmente por uma linha imaginária ou um acidente geográfico o Iêmem do sul é um desses países; culturais- são os vários tipos de culturas de cada país que separa ou cada região.
Principais Tipos de Fronteiras
Fronteiras Políticas:
*Efetivas- Limites Territoriais reconhecidos internacionalmente. Ex:Brasil e Argentina.
* Em litígio- Limite territorial de fato, sobre o qual não há acordo. Ex:Venezuela e Suriname
* Indefinida- Onde não foram demarcados limites fixos. Ex:Iêmen e Arábia Saudita.